ONG no Méier dá oportunidade a ex-detentos

Texto: Carlos Eduardo Rodrigues • Foto: Divulgação / Facebook Luz da Liberdade 12/MAR/2020 Grande Méier
Uma organização não-governamental que fica localizada no Méier desenvolve apoio aos egressos do sistema prisional e às suas famílias. A Associação Luz da Liberdade oferece cursos profissionalizantes, parcerias com empresas para o encaminhamento ao mercado de trabalho e equipes psicológicas e pedagógicas.

Fundada em 2005, a ONG já totaliza 2.759 pessoas atendidas, entre ex-detentos e familiares. Segundo a Associação, o objetivo é acompanhar o egresso do sistema penal em seu retorno à sociedade, garantir o direito de reconstrução de sua identidade e consolidar sua cidadania e inclusão social. Uma equipe psicodepagógica acompanha os filhos dos egressos e familiares cadastrados e, através de atividades lúdicas e recreativas, debate noções éticas de cidadania.

Segundo dados divulgados no dia 14 de fevereiro pelo Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) de 2019, o Brasil possui 773.151 pessoas privadas de liberdade em todos os regimes. Do último semestre de 2018 para o primeiro do ano de 2019, o número cresceu 3,89%.