Covid-19: mortes aumentam e Itália fecha escolas

Texto: Carlos Eduardo Rodrigues • Imagem: Reprodução / Ministério da Saúde da Itália 5/MAR/2020 Internacional
O governo italiano decidiu nesta quarta-feira (4) fechar escolas e universidades entre os dias 5 e 15 de março, para tentar controlar o surto do novo coronavírus. Segundo o último relatório divulgado pela Proteção Civil local, o número de óbitos de pessoas infectadas pela doença na Itália subiu de 79 para 107. O país já registra mais de 3 mil casos de contaminação confirmados.

A estratégia já foi adotada por países como Estados Unidos, Israel, Japão, Alemanha, França e Coreia do Sul. Na tentativa de controlar a epidemia, o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, prepara um decreto para interditar cinemas e teatros e proibir eventos públicos. Segundo o jornal britânico The Guardian, o texto visa “a suspensão de eventos de qualquer natureza que envolvam pessoas”.

Giuseppe revelou preocupação com o sistema de saúde do país: "No momento, estamos nos concentrando em tomar todas as medidas para conter o vírus ou retardar sua disseminação, porque o sistema de saúde, embora eficiente e excelente, corre o risco de superaquecer", explicou o primeiro-ministro à imprensa local.