Governo publica MP e libera R$5 bi para o turismo

Texto: Carlos Eduardo Fonseca Rodrigues • Imagem: Divulgação - Câmara dos Deputados14/MAIO/2020 Turismo
O Governo Federal publicou, no Dia Nacional do Turismo, celebrado na sexta-feira (8), uma Medida Provisória que libera R$ 5 bilhões para empresas do turismo afetadas pela paralisia decorrente da pandemia do novo coronavírus. O crédito será destinado, em sua maioria, para médias, pequenas e microempresas do setor.

Esta linha de crédito emergencial vai abastecer o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). As grandes empresas do setor terão reservados 20% deste montante, enquanto 80% ficará à disposição das demais empresas.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, justificou a divisão: "Nós sabemos que o turismo brasileiro é realizado, na proporcionalidade, em 80% por micro, pequenas e médias empresas", afirmou.

O ministro explicou também que as empresas contempladas terão liberdade para trabalhar com o recurso disponibilizado. "Pode ser utilizado ou para capital de giro ou para compra de equipamentos ou para reformas. Então, é um recurso que, sendo acessado pelas empresas, será de livre utilização", declarou.