Dona do Outback reflete sobre saída do Brasil

Texto: Carlos Eduardo Miranda • Foto: Creative Commons 15/MAIO/2024 Economia
A Bloomin'Brands, dona do Outback, tem cogitado sua saída do Brasil após prejuízo internacional. A empresa registrou no primeiro trimestre do ano passado lucro de US$ 91,3 milhões (R$ 470 milhões), enquanto neste ano, no mesmo período, registrou prejuízo de US$ 83,9 milhões (R$ 432 milhões). Nos restaurantes brasileiros, a diminuição da receita foi de 0,7%. Apesar de a dona da franquia de restaurantes não ter dado mais informações, afirmou que políticas referentes à anulação da isenção dos impostos foram agravantes.

Em seu balanço corporativo, a Bloomin'Brands declarou: “A Companhia anuncia que está explorando e avaliando alternativas estratégicas para as operações no Brasil que tenham o potencial de maximizar valor para nossos acionistas, incluindo, mas não se limitando a, uma possível venda das operações”.

A respeito dos restaurantes, a Bloomin'Brands negou a possibilidade de retirar a marca Outback do país. A empresa estuda a possibilidade de adotar um sistema de licenciamento de marca, já que o Brasil ainda representa 87% do faturamento internacional. Outro caso recente em que isso aconteceu envolveu a SouthRock, que, por conta de uma dívida bilionária, perdeu o direito de operar a Starbucks no Brasil. A Zamp, dona do Popeyes e do Burger King, analisa a possibilidade de comprar a operação da rede de cafés.