- Câmara americana vota sobre TikTok
Deputados dos EUA poderão banir rede social no país
No último sábado (20) a Câmara dos Estados Unidos aprovou uma nova versão de um projeto de lei que poderá causar o banimento da rede social TikTok no país, caso o aplicativo não seja vendido a um comprador de confiança do governo norte-americano. A justificativa do projeto vem da suspeita que o aplicativo que pertence à ByteDance, empresa chinesa de tecnologia, pode vir a ser utilizado para a coleta de dados de cidadãos americanos.
Votada em março, a versão original do projeto de lei se manteve paralisada no Senado. Como resposta, os parlamentares sugeriram uma nova versão. Além do aumento de prazo para procura de um comprador, de seis meses para um ano, outra mudança apresentada foi a inclusão do aplicativo em um pacote de financiamento com o objetivo de ajudar monetariamente aliados dos Estados Unidos, como Ucrânia e Israel.
Em resposta à votação, o TikTok pronunciou que “é lamentável que a Câmara dos Deputados esteja usando a cobertura de importante assistência externa e humanitária para mais uma vez aprovar um projeto de lei que atropelaria os direitos de liberdade de expressão de 170 milhões de americanos”. Caso a rede social não cumpra a decisão, será banida das principais lojas de aplicativos, como a App Store e a Play Store.