Reclamações de aplicativos de delivery aumentam

Texto: Camila Rodrigues • Foto: Kamran Aydinov / Freepik 30/OUT/2020 Tecnologia
Desde o início da quarentena no Brasil muitos consumidores aderiram aos apps de entrega. Se por um lado cresceu a comodidade de receber quase tudo em casa, por outro houve uma disparada no aumento de reclamações contra as principais plataformas, como Rappi, iFood e Loggi.

Segundo um levantamento do Instituto Reclame Aqui, site que reúne reclamações online de consumidores, de março a julho as reclamações mensais sobre a Loggi passaram de 541 para 2,3 mil – ou seja, uma alta de 343%. Já as queixas sobre o iFood passaram de 13,7 mil para 18,6 mil, um aumento de 35,8%. Por fim, reclamações contra a Rappi saltaram de 5,6 mil para 7,4 mil, aumento de 26,1%. A pesquisa aponta que as principais reclamações são relacionadas a atrasos na entrega, problemas com reembolso e pedidos não entregues, ou entregues incompletos. Não foram informados quantos novos usuários cada aplicativo recebeu desde março.

Em uma única compra no iFood, a vendedora Raiana Freitas, 24 anos, enfrentou uma série de problemas: após a finalização do pedido foi cobrado o valor cheio de um item em promoção, houve dificuldade em alterar o local de entrega, atraso de mais de uma hora na entrega e a falta de um dos itens do pedido. Raiana já costumava usar o serviço de delivery do iFood mesmo antes da pandemia, e apontou que não havia tido problemas com o app antes: ”Nunca tive tantos problemas com nenhum app de entrega antes, o máximo que já aconteceu foi de atrasar 15 ou 20 minutos na entrega, mas nada fora do aceitável”.