'Novo normal' no futebol
Jogadores se adaptam à atual rotina de treinos
Após a criação do protocolo "Jogo seguro" pela Federação Paulista de Futebol (FPF), jogadores tentam se adaptar às novas regras nos campos de futebol para a pré-temporada. O protocolo estebelece regras para o retorno das atividades em campo, onde os atletas só poderão iniciar os treinamentos após realizarem o exame da Covid-19 e obter resultado negativo. Caso algum atleta teste positivo para a doença, ele será imediatamente afastado e submetido a novos exames após o tempo recomendado pela OMS - Organização Mundial da Saúde, para assim ser liberado de volta aos treinos. Esses exames serão realizados semanalmente e nos dias anteriores aos jogos.
Vinícius Magalhães, goleiro do clube Matonense (segunda divisão do campeonato paulista), resumiu assim a volta aos treinos: “É algo desconfortável, ainda mais quem normalmente é desligado das coisas como eu, mas esse é o nosso 'novo normal', somos obrigados”.
Funcionários da FPF fazem fiscalizações nos clubes para verificar se estão seguindo rigorosamente com o protocolo, e o não cumprimento das regras pode ocasionar em multa e até o cancelamento da competição.