- Crime virtual
WhatsApp vira alvo de criminosos digitais
Uma oferta tentadora, um amigo próximo pedindo dinheiro ou até mesmo um convite vip para uma festa. Não é sorte, e sim um golpe que tem se tornado cada vez mais frequente, através de um código enviado diretamente ao celular por SMS. Esse número se trata de um código de ativação que permite aos golpistas o acesso e o roubo da conta do WhatsApp da pessoa em questão. A dor de cabeça de quem caiu na enganação pode ser mais do que apenas recuperar os dados roubados, afinal o prejuízo geralmente caminha também pela área financeira.
Segundo o especialista em segurança digital e colunista do G1, Altieres Rohr, os golpistas têm se aproveitado de informações públicas, como anúncios na web que contêm o número da vítima, para ligar ou enviar mensagens falsas em nome de serviços, pedindo código, como aconteceu com a estudante Karina Álvaro. “Eu estava montando um anúncio pra venda no OLX. Me ligaram de um número de telefone convencional afirmando ser da central OLX. O homem falou que estava tentando confirmar meu cadastro e que viu meu número de telefone, falou que ia mandar um link pra eu
aceitar e que estava em inglês, mas era só eu confirmar que a conta estaria ativa”, afirma a jovem.
A principal medida para evitar se tornar vítima desse tipo de estelionatário é ativar a verificação em duas etapas do WhatsApp – e sempre desconfiar de ofertas que aparentam ser “boas demais”.