Pandemia do novo coronavírus
Trump sugere injeção de desinfetante contra Covid-19
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, propôs injeção de desinfetante ou aplicação de luz solar no corpo humano como tratamento contra o novo coronavírus, durante entrevista coletiva na Casa Branca, informou a rede NBC. "Vejo que o desinfetante nocauteia o vírus em um minuto. Um minuto! Será que há alguma forma de fazer algo, como injetar ou fazer uma limpeza em uma pessoa?", questionou o democrata, dirigindo-se ao diretor da Divisão de Tecnologias e Ciência do Departamento de Segurança Nacional, Bill Bryan.
Como resultado, nas 18 horas que se seguiram ao pronunciamento o Centro de Controle de Envenenamentos de Nova Iorque administrou 30 casos de possível exposição a desinfetantes. Os fabricantes de produtos de limpeza se pronunciaram, afirmando que sob nenhuma circunstância produtos desinfetantes devem ser administrados ao corpo humano. Na sequência, o presidente afirmou que foi "sarcástico" ao fazer o comentário, e que não deveria ter sido levado a sério.
Trump sugeriu desinfetante logo após Bryan apresentar as medidas adotadas para evitar a propagação da Covid-19, em que declarou que o vírus “morre rápido” quando exposto à luz solar. O presidente americano passou a perguntar diretamente para o diretor se era possível “colocar a luz solar dentro do corpo” para combater o coronavírus. “Suponhamos que expomos o corpo a uma tremenda quantidade de luz, seja ultravioleta ou só uma luz muito potente. Acho que você mencionou que isso não foi testado”, afirmou Trump, olhando para Bryan.