Saúde pública em colapso
Descaso no Hospital Salgado Filho gera apreensão
A situação no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, Zona Norte do Rio, é grave devido à pandemia da Covid-19. Além da superlotação do necrotério, uma enfermeira gravou um vídeo, no dia 2 de maio, no qual desabafa sobre o descaso com os profissionais de saúde que trabalham na unidade e a dificuldade para conseguir equipamentos de proteção individual (EPIs), como toucas e máscaras.
“Nós estamos aqui hoje e recebemos o plantão sem uma touca para trabalhar, sem uma máscara N95 para trabalhar, apenas com uma auxiliar de enfermagem. Estou aqui com um capote do centro cirúrgico, porque eu peguei lá no centro cirúrgico. Gorro, eu peguei lá no centro cirúrgico porque também não tinha para trabalhar”, afirmou a profissional. A enfermeira também reclamou de colegas faltosos e que deixam o plantão desfalcado: "Não vêm trabalhar, simplesmente não dão satisfação”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nega a falta de material e diz entender que o momento causa preocupação e medo principalmente entre os profissionais de saúde e que a segurança deles está entre as prioridades da pasta. Além disso, a SMS enfatizou que tem distribuído os EPIs, apesar da dificuldade para compra, e que nesta semana serão recebidos novos EPIs que foram comprados na China.