Terceira idade ativa
Atividades físicas garantem qualidade de vida a idosos
A realização de atividades físicas é fundamental para a saúde de todos, mas principalmente dos idosos. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre a Prática de Esporte e Atividade Física no País, feita pelo IBGE em 2015, estima que cerca de 9,2 milhões de idosos praticam esporte ou atividade física no Brasil.
Os exercícios físicos na terceira idade colaboram para melhorar a qualidade de vida, pois deixam o metabolismo ativo e reduzem a possibilidade de ter uma doença degenerativa aguda. Ray Freitas, de 61 anos, se exercita na academia particular do bairro onde mora e comenta que desde que começou parou de sentir dores nas articulações e sua autoestima melhorou bastante.
O número de idosos que frequentam academias particulares aumentou de 5% para 30% nessa última década. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil) em parceria com as Pontifícias Universidades Católicas (PUC) de São Paulo e do Rio de Janeiro mostrou que os estabelecimentos voltados para a terceira idade vêm crescendo no mercado. O professor e coordenador da Academia Monster Home Gym, Ivan Prado, conta que a academia oferece desconto de 20 reais nas mensalidades para os idosos a partir dos 50 anos com a intenção de atraí-los.