Tecnologia no combate ao coronavírus
Ferramenta de dados mostra circulação das pessoas
No dia 14 de abril, a Apple anunciou uma nova ferramenta que monitora como está sendo feito o isolamento físico em meio à pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo. O relatório é baseado em dados de navegação dos usuários do aplicativo Apple Maps, de forma anônima. Com base nas informações, a empresa indica qual tem sido a queda na movimentação das pessoas em diversas cidades ou países do mundo. No Rio de Janeiro, por exemplo, estima-se que a redução foi de 71% nos trajetos de carro, 82% nas caminhadas e 89% no transporte público até o dia 12 de abril.
Em comunicado, a empresa afirmou que os mapas não associam dados de mobilidade ao Apple ID de um usuário, e a Apple não mantém um histórico de onde o usuário esteve. A companhia acrescentou que os dados de movimentação podem ser úteis para governos e autoridades de saúde na proteção de populações de alto risco, além de servir de base para novas políticas públicas ao indicar a variação no número de pessoas dirigindo, caminhando ou usando o transporte público nas comunidades.
A plataforma está disponível no site apple.com/covid19/mobility. O sistema não tem ligação com a ação conjunta com o Google, anunciada no dia 10 de abril, que pretende rastrear via Bluetooth o contato com infectados por coronavírus.