Plataforma terá pop-up informativo e punição
Facebook anuncia medidas contra desinformação
Após ver-se envolvido em escândalos por não reprimir inverdades, o Facebook vem se esforçando para diminuir a propagação de desinformações. A plataforma anunciou nesta quarta-feira (26) novas medidas contra a disseminação de conteúdos falsos em sua plataforma. Para a checagem dessas informações, o Facebook contará com o auxílio de agências de verificação.
Uma das mudanças anunciadas é que o site passará a exibir um aviso (pop-up) quando um usuário curtir uma página que compartilha notícias falsas com frequência. Outra medida anunciada será a redução da distribuição de todas as publicações de contas individuais que compartilharem com frequência conteúdo falso. Os grupos da plataforma também ganham um aviso de conteúdo nocivo em potencial. Ao tentar entrar em uma comunidade que violou as políticas do Facebook repetidamente, o internauta recebe um aviso e pode repensar se deseja realmente participar daquele círculo ou não.
O Facebook também informou que irá reforçar a notificação sobre conteúdos verificados, que inclui o artigo do verificador de fatos desmentindo a informação. Os membros infratores poderão ser bloqueados e impedidos de realizarem publicações em sua página ou em qualquer grupo que participem, mesmo naqueles que tratem de assuntos completamente distintos.