Escassez de voluntários
Hemorio pede reforço nas doações de sangue
O Hemorio, instituto de saúde responsável pelas doações de sangue no estado do Rio de Janeiro, fez um alerta sobre o baixo estoque de sangue para atender eventuais necessidades de transfusão. A redução ocorre por conta de vários fatores, como viagens, festas e feriados prolongados. E o baixo volume dos estoques pode prejudicar o atendimento de emergências e cirurgias.
Gedianny Costa, doadora de sangue, afirma que a doação é um ato simples, mas que salva vidas: "Todos os dias alguém precisa de transfusão de sangue, e não só presenciei a doação salvar vidas como eu mesmo já precisei”, declarou Gedianny. “Hoje estou viva devido à doação de sangue feita por meu pai.”
Para lidar com a situação, o Hemorio está desenvolvendo novas técnicas de captação de doadores, incluindo parcerias. Junto com a Suderj, a instituição lançou uma campanha para a arrecadação de sangue durante o Carnaval chamada "Carnaval sangue bom: juntos por um Rio de vida”. Outra campanha de sucesso foi feita pela cantora Ludmilla, que distribui ingressos para seu show em troca de doações. A ação da artista foi um sucesso e arrecadou 2015 bolsas de sangue.