Eleição deve ir para o 2º turno, diz pesquisa
Argentinos votam para escolher novo presidente
A população argentina foi à rua neste domingo, dia 22 de outubro, exercer sua cidadania para eleger o novo presidente do país, no primeiro turno da eleição. Além de votar para presidência, os argentinos votam para escolher parte dos representantes das Câmaras de Deputados e dos Senadores e o governador de Buenos Aires. Segundo informou a Câmara Eleitoral, 74% dos eleitores confirmaram seus votos.
São cinco os candidatos na disputa presidencial, sendo que três deles estão à frente. Segundo as últimas pesquisas do AtlasIntel, o peronista Sergio Massa (Unión por la Patria) lidera com 30,9%, seguido pelo candidato de extrema-direita Javier Milei (La Libertad Avanza), com 26,5%. Logo atrás vem Patricia Bullrich (Juntos por el Cambio) com 24,4%. Juan Schiaretti (Hacemos por Nuestro País) com 10% e Myriam Bregman (Frente de Izquierda) com 3,2% estão bem atrás na disputa pela Casa Rosada.
O povo argentino aguarda o resultado da eleição, que teve início às 8 horas, para saber se terá um presidente eleito ainda hoje, ou quem disputará o segundo turno, que deve ocorrer em 19 de novembro. Para ser eleito no primeiro turno, é necessário que o candidato tenha 45% dos votos válidos. No Brasil, mais de 20 mil argentinos estavam aptos para votar. O candidato eleito irá substituir Alberto Fernández a partir de 10 de dezembro.