Programa visa melhorar qualidade de vida de jovens pelo esporte

Texto: Anderson Gabino • Foto: Acervo Dipse 23/AGO/2019 Esportes
Criado em 2003, o Programa Forças no Esporte (Profesp) é um braço do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal. Desenvolvido pelo Ministério da Defesa com apoio das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), e em parceria com o Ministério do Esporte (ME) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), tem como objetivo ajudar e melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social.

O ME é responsável pelo material esportivo e pelo pagamento de professores e estagiários, enquanto o MDS responde pela alimentação. O programa oferece, no contraturno de aulas, atividades culturais, esportivas e de reforço escolar. Estas atividades são realizadas em unidades militares das Forças Armadas.

Pela grande abrangência das Forças Armadas no país, o programa se faz presente em 129 localidades de todos os estados e do Distrito Federal, inclusive no arquipélago de Fernando de Noronha e em comunidades indígenas no interior da Amazônia. No total, são atendidas cerca de 29 mil crianças.

Por sua amplitude geográfica e qualitativa, e graças ao apoio e incentivo do Ministério da Defesa, o Profesp é considerado um dos mais eficazes programas preventivos de segurança pública, além de colaborar para o fortalecimento da soberania nacional.