Esporte pode ser importante ferramenta de educação

Texto: Anderson Gabino • Foto: Unsplash 4/OUT/2019 Educação / Esportes
A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento de crianças, jovens e adolescentes, capacitando o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas. Trata-se de uma técnica que exige a união em busca da vitória, orientando para uma melhor convivência com as demais pessoas, dentro e fora do esporte, conscientizando sobre a importância do trabalho grupal e do respeito pelo outro.

Neste contexto, o método utilizado possui um significado muito mais amplo do que a simples atividade corporal, visto que o esporte atua em várias frentes, como comunicação, expressão e emoção. O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social.

O campo pedagógico do esporte é aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.

Entendendo o esporte como um instrumento pedagógico capaz de agregar valor à educação, compreende-se que o esporte deve ser abordado nas escolas como uma manifestação cultural, focando na participação e na inclusão de todos.