Preservação do meio ambiente
Marinha do Brasil recebe prêmio internacional ecológico
O navio veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, foi agraciado com o prêmio “Environmental Award”, concedido pela Sail Training Internacional (STI), fundação responsável pela organização da tradicional corrida marítima “Tall Ships Races”. A iniciativa da STI foi de realizar em 2019 uma competição entre os navios participantes da corrida, premiando o melhor projeto voltado à preservação do meio ambiente.
Praticamente todos os 45 navios participantes promoveram atividades e apresentaram projetos para realização de coletas de lixo nos portos visitados ou transferência da água de reuso. O Cisne Branco apresentou um projeto permanentemente conduzido pela tripulação, que visa redução de plástico utilizado a bordo, em consonância com a política ambiental da Marinha.
O prêmio foi entregue aos tripulantes durante cerimônia realizada na praça principal da cidade de Bergen (Noruega), e permitiu corroborar a preocupação institucional com o meio ambiente marinho, valorizando o lema “o oceano é a nossa segunda casa, nos preocupamos com ele!”.
Exemplos apresentados, como a abolição do uso de copos plásticos e coleta de lixo seletiva, foram fundamentais para a conquista deste prêmio e, principalmente, para servir de exemplo aos jovens aspirantes ou trainees que embarcam nos grandes veleiros, ratificando o compromisso dos participantes em proteger e preservar os mares e rios.