Membros não permanentes são esperança
ONU: Brasil busca apoio em nova proposta
Nesta quinta-feira, 26 de outubro, o Brasil irá se reunir com países não permanentes do Conselho de Segurança da ONU para uma tentativa de articulação de uma nova proposta sobre a guerra que acontece entre Israel e o grupo Hamas. A última proposta do país brasileiro foi vetada pelos Estados Unidos, um dos países permanentes do Conselho.
O país deseja, nessa nova proposta, conseguir unanimidade de aceitação com os nove membros não permanentes do Conselho – Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes. Em sua primeira proposta, o país conseguiu a aceitação dos nove países não permanentes, além do voto a favor de dois países permanentes: China e França. Na apresentação da primeira proposta, somente os Estados Unidos votaram contra o texto brasileiro, que condenava os ataques do Hamas e cobrava fim do bloqueio de Israel.
Para que uma proposta seja aprovada no Conselho de Segurança da ONU, o texto deve ser ratificado por, no mínimo, nove dos 15 países membros do Conselho, que inclui permanentes e não permanentes. O grupo de países permanentes é formado por Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China.