Flexibilização no isolamento
França anuncia reabertura gradual de lojas em maio
Na terça-feira, 28 de abril, o primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, anunciou a reabertura das lojas do país a partir de 11 de maio, exceto restaurantes e bares. Com parte do comércio fechado devido à pandemia do novo coronavírus, a flexibilização do isolamento físico deve iniciar na data prevista, podendo ser adiada caso o país registre aumento no número de mortes e de contaminados. Segundo Philippe, a medida faz parte de um plano de ação para sair do isolamento de forma gradual.
Durante a audiência feita na Assembleia Nacional, Edouard informou que o comércio só funcionará seguindo as recomendações das autoridades de saúde, como o acesso limitado de
pessoas dentro das lojas e a distância de um metro entre elas. Para evitar o contágio, será obrigatório o uso de máscara nos estabelecimentos e nos transportes públicos. O primeiro-ministro ainda ressaltou que os eventos culturais e esportivos que reúnem mais de 5 mil pessoas estão cancelados até setembro deste ano. Cinemas e museus continuam de portas fechadas.
De acordo com o governo francês, cada estado vai adaptar as medidas conforme o
desdobramento da doença. Seguindo a linha de restrições para evitar a disseminação do vírus, o governo também informou que planeja fazer 700 mil testes por semana nas pessoas que apresentarem os sintomas da doença, com o objetivo de isolar as mesmas o mais rápido possível.