Luxemburgo oferece transporte público de graça

Texto: Ana Beatriz Ribeiro • Foto: Wikimedia Commons 5/MAR/2020 Internacional
O ducado europeu de Luxemburgo anunciou no dia 1º de março a gratuidade nas passagens de trem,ônibus e bonde. O país, com tem cerca de 600 mil habitantes, é o primeiro do mundo a implantar esse sistema. Com o financiamento feito pelas verbas públicas, o valor dos impostos não sofre reajuste. As viagens,que já eram gratuitas aos sábados, agora passam a se estender por todo seu território nacional.

"Esse é um grande dia para Luxemburgo", declarou o ministro dos Transportes do país, François Bausch. Para ele, a medida vai diminuir o congestionamento e facilitar a locomoção das famílias de baixa renda. Residentes e viajantes internacionais vão usufruir do benefício. Antes de a medida ser implantada, os luxemburgueses e turistas gastavam 2 euros na compra dos bilhetes, gerando o valor de 41 milhões de euros por ano na área, de acordo com a imprensa local.

O consórcio de transporte público de Luxemburgo ressaltou que o passe livre é válido até a fronteira com Bélgica, França e Alemanha. Nas estações em que há ponto de venda de bilhete internacional, as máquinas serão mantidas. Nos outros pontos, vão ser retiradas aos poucos. As tarifas de primeira classe dos trens continuam sendo cobradas.