Ditador norte-coreano não fez aparições públicas
Sinais apontam que Kim Jong-un está vivo, mas isolado
O líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong-un, não faz aparições públicas desde o último dia 11. O líder norte coreano não compareceu ao evento de 15 de abril, data mais importante para o país onde celebram o aniversário de Kim Il-sung, seu avô e fundador da Coreia do Norte. Segundo o Daily NK, especializado na Coreia do Norte e mantido por refugiados, Kim teria sido submetido a uma cirurgia cardiovascular e estaria se recuperando em estado estável.
Fontes do governo americano, entretanto, afirmam que o estado de saúde de Kim Jong-un é grave. Apesar de ter 36 anos, o norte coreano não tem boa saúde por ser fumante e obeso. O ministro da unificação da Coreia do Sul, Kim Yeon-chul, que supervisiona o relacionamento com o Norte, disse ser normal que Kim não esteja comparecendo a determinados compromissos devido ao cenário do novo coronavírus. As autoridades sul-coreanas também afirmam não ter detectado nenhuma movimentação incomum na Coreia do Norte.
Imagens captadas por satélites na última terça-feira revelaram uma movimentação de barcos de luxo, normalmente usados por Kim Jong-un e seu cortejo, perto de Wonsan, onde fica localizada sua casa de verão. Autoridades sul-coreanas e americanas acreditam que o ditador está no local para evitar uma possível exposição ao novo coronavírus.