Skatista brasileira de 12 anos é indicada ao prêmio Laureus

Texto: Amanda Eymard • Foto: Divulgação 27/FEV/2020 Esportes
Rayssa Leal ficou conhecida aos 7 anos, quando um vídeo fazendo manobras de skate usando uma fantasia de fada ganhou a internet. Aos 13, a jovem maranhense foi indicada ao Prêmio Laureus do Esporte Mundial. O prêmio é concedido anualmente aos atletas de maior destaque no ano anterior. Rayssa concorreu na categoria Atleta de Ação do Ano, ao lado do surfista brasileiro Ítalo Ferreira. A premiação aconteceu em Berlim, na Alemanha, no dia 17 de fevereiro. A vencedora da categoria, entretanto, foi a snowboarder norte-americana Chloe Kim.

Em 2019, aos 11 anos, Rayssa se tornou a skatista mais jovem a conquistar uma etapa da SLS (Mundial de Skate Street), e em julho foi ouro na etapa da SLS em Los Angeles. As vitórias garantiram a Rayssa o segundo lugar no ranking mundial de street feminino, ficando atrás da brasileira Pâmela Rosa por dois décimos de diferença.

O crescimento de Rayssa no esporte afeta toda a família. Em entrevista para a Folha de S. Paulo, Haroldo Leal, pai de Rayssa, declarou que a pista onde ela treina no Maranhão está toda quebrada e cheia de buracos, o que obrigará a família a mudar de cidade em busca de um local melhor para a atleta manter a qualidade do treino. A "Fadinha do Skate" é uma das principais apostas do Brasil para a modalidade na Olimpíada de Tóquio, podendo se tornar a atleta olímpica mais jovem da história do Brasil.