Clubes e torcedores promovem ações solidárias

Texto: Amanda Eymard • Foto: Pixabay 16/ABR/2020 Esportes
Em virtude do isolamento físico adotado para evitar o aumento do número de casos da Covid-19 no Brasil, eventos que causam aglomerações foram cancelados e, entre eles, estão os esportivos. Entretanto, diversos clubes brasileiros vêm usando sua influência entre os torcedores e amantes do esporte para aumentar o alcance de campanhas incentivando o isolamento e o cumprimento das medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial da Saúde. As mídias sociais são as principais ferramentas utilizadas pelos clubes em busca do engajamento para as suas campanhas.

O Sport e o Náutico se uniram para arrecadar materiais e fundos para hospitais de Pernambuco através da #ClássicoDoBem. A campanha já acumula R$ 10 mil e já doou mais de dois mil aventais médicos e oito mil máscaras. O Fortaleza também vem realizando ações beneficentes. O time nordestino realizou doações de alimentos para as entidades Lar Torres de Melo e o Hospital Infantil Sopai.

As atitudes dos clubes incentivaram outras torcidas a se unirem em prol de causas sociais. Nas últimas semanas, os torcedores do Bahia criaram uma campanha para ajudar os vendedores ambulantes do entorno da Arena Fonte Nova, que tiveram suas vendas prejudicadas com as suspensões dos jogos.