Rede privada de ensino
Abaixo-assinado é criado a favor da volta às aulas
As aulas das escolas do Rio de Janeiro foram suspensas como medida preventiva contra o novo coronavírus diante do cenário de pandemia, que atingiu o Brasil em março deste ano. Nos últimos meses, medidas de flexibilização social foram implementadas para determinadas áreas e serviços, como comércio e lazer, o que gerou questionamentos quanto à possibilidade de volta às aulas.
Há dois meses, circula no site Change.org um abaixo-assinado em prol da reabertura imediata das creches e escolas particulares do Rio. O documento foi criado pela Associação das Creches e Escolas Particulares (Acep), e endossado por pais, gestores, professores e funcionários, para pressionar o governo.
Vários responsáveis de alunos e educadores defendem o retorno das aulas nas escolas privadas. Eles acreditam que as escolas particulares têm capacidade para receber os alunos presencialmente de forma segura. Contudo, o Governo do Estado do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial, no dia 19 de agosto, um novo decreto de flexibilização das medidas, mas estendendo o fechamento das redes privadas de ensino até o dia 13 de setembro.