País atinge meta inédita
Transplantes de órgãos batem recorde em 2023
O número de transplantes de órgãos ultrapassou os três anos anteriores, e estabeleceu-se no mesmo patamar de antes da pandemia. Segundo o Ministério da Saúde, no primeiro semestre de 2023 foram realizados 206 transplantes de coração no país, o que resulta em 16% a mais em relação ao mesmo período em 2022.
A dona de casa Ana Moraes comenta sobre a alegria em receber um transplante de fígado: "É um momento único, quando recebi a notícia não acreditei que estava acontecendo mesmo". De acordo com Ana, a recuperação foi muito boa. Hoje, com mais de 6 meses de cirurgia, ela encontra-se estável, e deixa uma mensagem: "A doação de órgãos pode salvar muitas vidas".
O Ministério da Saúde instituiu o aumento de investimento entre 40% e 80% nos procedimentos relacionados ao transplante de órgãos. O acréscimo tem intenção de melhorar a qualidade dos serviços, impactando nos procedimentos pré e pós-transplante. As campanhas de doação de órgãos vêm ganhando espaço a cada dia, e deixam o diálogo como ponto essencial para o processo de doação de órgãos fluir.