Variação nos custos
Copom interrompe ciclo de cortes nos juros
O Comitê de Política Monetária (Copom) manteve na última quarta-feira (16) a taxa básica de juros em 2% ao ano, interrompendo o ciclo de cortes que teve início em meados do ano passado, quando o Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) estava em 6,5% ao ano.
Segundo o Copom, ”devido a questões prudenciais e de estabilidade financeira, o espaço remanescente para utilização da política monetária, se houver, deve ser pequeno”. O órgão afirmou que “perseverar no processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira é essencial para permitir a recuperação sustentável da economia”.
O segundo trimestre de 2020 encerrou com taxa de desemprego de 13,3%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta temporada nos preços dos alimentos e a normatização do valor de alguns serviços contribuem para que a infração eleve em curto prazo. Com a diminuição da taxa de juros Selic os juros do crédito ficam mais baratos e o consumo aumenta, ajudando a aquecer a economia. Mesmo com a retomada de algumas atividades nas principais cidades, há incerteza sobre a economia, frente a uma possível redução dos estímulos governamentais e à evolução da pandemia.