Mobilização na saúde
Salgado Filho recebe campanha de doação de sangue
No dia 10 de março, o Hospital Municipal Salgado Filho realizou uma campanha itinerante de doação de sangue, no Méier, Zona Norte do Rio. A ação teve parceria com o Hemorio e aconteceu das 10h às 15h. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o objetivo foi renovar os estoques que abastecem o hospital da rede pública.
Na última edição da campanha, que aconteceu em outubro do ano passado, o Hospital Salgado Filho recebeu 90 candidatos à doação e conseguiu arrecadar 69 bolsas de sangue e derivados, segundo a SMS. O material foi empregado para salvar a vida de mais de 200 pessoas, pois cada bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas.
Para fazer uma doação, é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg no dia da doação. É necessário ainda levar um documento oficial com foto, ter dormido bem na noite anterior e estar bem alimentado (sem comidas gordurosas) no dia da coleta. Não é preciso nem recomendado o jejum, mas quem comeu há pouco tempo terá de aguardar até duas horas. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos responsáveis. Pessoas com alguma doença respiratória deverão aguardar uma semana após o fim dos sintomas. Após fazer tatuagem, colocar piercings ou amamentar, o intervalo para doar é de um ano.