Méier Presente
Projeto gera reflexo positivo e traz esperança ao bairro
O número de roubos de rua no grande Méier – região que engloba Lins, Del Castilho e Engenho de dentro –, registrou uma queda significativa. Segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), os crimes na região caíram 20% em fevereiro de 2019 em comparação ao mesmo período do ano passado. Trata-se de um reflexo positivo da atuação do Méier Presente, implantado em dezembro de 2015. O programa faz parte da iniciativa Segurança Presente, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Governo e instituições privadas.
No bairro do Méier, o Segurança Presente tem sua sede na praça Agripino Grieco, na rua Dias da Cruz, e conta com a colaboração de policiais militares, guardas municipais e agentes da prefeitura do Rio, que atuam com base fixa e rondas nas ruas da redondeza através de caminhadas, uso de bicicletas e carros. A iniciativa visa combater crimes menores como roubos, furtos e
uso de entorpecentes, obtendo uma melhora na qualidade de vida do cidadão carioca.
“Acredito que seja uma boa iniciativa da prefeitura, mas ainda há muito o que melhorar, como a relocação do policiamento para ruas adjacentes e não ficando apenas em ruas principais do bairro”, afirmou Kamylla Carvalho, moradora do bairro.