Em 21 de setembro, foi celebrado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, data que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a inclusão desta parcela da população. Dados do IBGE apontam que aproximadamente 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência, seja ela motora, física, auditiva, visual, entre outras. Visando a inclusão, empresas de tecnologia investem em aplicativos e plataformas digitais que facilitam a vida deste grupo de pessoas.
É o caso de aplicativos como Hand Talk (imagem ao lado) – que "traduz" a fala para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) –, Be My Eyes (que permite que qualquer pessoa possa "emprestar a visão" para um deficiente visual) e a plataforma Essential Accessibility, que auxilia os usuários com dificuldades de controlar o mouse. “Eu vejo todas essas ações como um grande avanço para a sociedade. É preciso entender que o mundo é composto por diferenças e tentar ao máximo ajudar a todos”, afirmou Rebeca Arruda, professora de Libras na educação infantil.
Além disso, a Lei de Acessibilidade Digital de 2015 estabelece que sites de nível nacional - como plataformas do governo ou empresas com sede ou representação comercial no país - sejam apresentados à população de forma acessível e com a possibilidade de acesso em Libras.