Projeto pioneiro visa combater homicídios em todo o país

Texto: Alef Dener • Foto: Divulgação / José Cruz - Agência Brasil 30/AGO/2019 Segurança Pública
O programa "Em Frente, Brasil" foi aprovado no Palácio do Planalto no dia 29 de agosto, visando combater crimes violentos e trabalhar de forma preventiva em cinco cidades com altos índices de homicídios por 100 mil habitantes. A cerimônia contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, autor do projeto.

Com um orçamento inicial de R$ 20 milhões, o programa presume ações como reforço do policiamento e execução de soluções customizadas para cada um dos municípios. As cidades escolhidas abrangem todas as regiões do Brasil: no Norte, Ananindeua (PA); no Nordeste, Paulista (PE); no Sudeste, Cariacica (ES); no Sul, São José dos Pinhais (PR); e no Centro-Oeste, Goiânia (GO).

De acordo com o Atlas da Violência divulgado pelo Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, os crimes violentos caíram 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Todavia, há carência de iniciativas como essa para atingir resultados mais significativos. “Aquilo que mais nos aflige é a segurança do país”, afirmou o presidente em entrevista ao portal G1.