CCBB comemora 30 anos

Texto e foto: Alef Dener 25/OUT/19 Cultura
Com mais de 100 museus e centros culturais, a cidade do Rio de Janeiro está entre as principais rotas de turismo no mundo. O “turismo histórico” leva aproximadamente 1 milhão de pessoas aos museus todos os anos, destacando as belezas da história e memória nacional e trazendo cultura mundial para a população carioca. E entre os preferidos da população fluminense e visitantes está o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, que está completando 30 anos em um espaço que congrega teatro, cinema, música e galerias de exposições.

Em comemoração ao seu aniversário, o centro cultural apresenta uma exposição inédita na cidade sobre o Egito Antigo. Com mais de 140 peças, a exposição conta como os antigos egípcios enfrentavam a vida cotidiana, religião e a eternidade; sendo retratadas através de pinturas, objetos e até mesmo uma múmia. Todas as peças foram emprestadas do Museu Egípcio de Turim – Itália.

“ Acredito que o CCBB seja de suma importância para a população carioca pelo seu grande incentivo cultural e o fácil acesso a ela. Além disso, a exposição nos ajudará a ter um contato 'visível' com a cultura egípcia. É um marco para a cidade, tendo em vista que tantas peças egípcias foram perdidas no incidente ocorrido no Museu Nacional – afirmou a historiadora Yolanda Lopes.


Veja também: CCBB traz à vida religiosidade do antigo Egito.