Viagens internacionais
Turismo mundial sofre queda de 70%
A Organização Mundial do Turismo (OMT) anunciou baixa na demanda em busca de viagens internacionais, devido ao novo coronavírus, de 70% nos oito primeiros meses de 2020 em relação ao mesmo período do ano de 2019. De acordo com o balanço da organização, o verão no Hemisfério Norte foi o pior para o setor de turismo. Ainda segundo os dados divulgados, houve queda no mês de julho de 81% de viagens em relação ao ano anterior, e em agosto, de 79%.
A queda do número de turistas representa um déficit de US$730 bilhões ao setor, representando 700 milhões de turistas a menos em todo mundo. A OMT afirma que o prejuízo é oito vezes maior do que registrado após a crise financeira em 2019. No que se refere ao ano de 2020, há poucas expectativas com relação ao aumento do turismo nacional e internacional – estima-se que a situação só deve melhorar até 2022.
A OMT responsabiliza os governos ao redor do planeta pela lentidão em planos efetivos para diminuir aos impactos da doença e em adotar protocolos comuns, a fim de evitar deterioração econômica do setor.