Superando últimos anos
Rio registra maior número de queimadas em 2024
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mais de 750 focos de queimadas foram detectados no estado do Rio de Janeiro desde o começo do ano. É o maior registro desde 2017. O resultado de toda essa fumaça é a piora da qualidade do ar. Especialistas alertam para a necessidade de medidas urgentes para conter a crise ambiental.
Somente no mês de setembro foram registrados 55 focos de incêndios, de acordo com o Inpe. Agosto foi o mês com mais queimadas em todo o Brasil, somando quase 70 mil incêndios florestais. Com a chegada da primavera, com temperaturas mais amenas e com dias mais chuvosos, a temperatura no mês de outubro está com mais umidade em relação ao mês de setembro, que teve registros acima de 41ºC.
Em decorrência dos incêndios que ocorreram nos últimos meses, o governo do Rio de Janeiro junto ao Corpo de Bombeiros anunciou, no último dia 10, o lançamento de um aplicativo para monitorar o risco de queimadas em áreas florestais. A ideia é usar inteligência artificial e imagens de satélites de alta resolução para identificar os focos e agilizar o combate a incêndios. A plataforma estará disponível para o público a partir do dia 30 de outubro.