- Raciocínio similar ao do ser humano
OpenAI lança novos modelos de inteligência artificial
No último dia 12 (quinta-feira), a empresa tecnológica OpenAI anunciou dois novos modelos mais avançado de inteligência artificial, chamados de o1-preview e o1-mini, que segundo a organização são capazes de resolver problemas relacionados às áreas de matemática, química, física e biologia com mais eficiência e concluir tarefas mais complexas como codificações e sequenciamentos.
De acordo com informações publicadas pela companhia em seu site, a nova IA se destaca pela sua capacidade de raciocínio, projetada para pensar da mesma forma que o ser humano, o que a faz criar diferentes estratégias para elaborar uma resposta. Em testes feitos pela empresa, o modelo o1-preview conseguiu pontuar 83% de acertos em questões matemáticas da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), enquanto o GPT-4, o mais avançado lançado pela organização, teve acertos de apenas 13%.
A OpenAI planeja colocar alguns recursos disponíveis no ChatGPT, como recurso de voz, upload de imagens e arquivos, já que o modelo atual apenas realiza questões de raciocínio mais complexas. A empresa também garante que continuará com o desenvolvimento de novos modelos para a série GPT e planeja ampliar a capacidade de suas IAs. Os modelos o1-preview e o1-mini continuam em períodos de testes e estão disponíveis apenas para usuários do ChatGPT Plus e do Team a partir de US$ 15.