Cidade do Rio terá transporte gratuito nas eleições

Texto: Adriane Paiva dos Santos • Foto: Pixabay 03/OUT/2024 Política
Neste domingo, 6 de outubro, os eleitores da cidade do Rio de Janeiro poderão utilizar o transporte público gratuitamente para se deslocarem até os locais de votação. A medida foi aprovada pela Prefeitura e inclui ônibus, trens, VLTs, BRTs, barcas, vans e metrô, funcionando sem custo das 6h às 20h. O objetivo é garantir que todos os eleitores tenham condições de exercer o direito ao voto, independentemente da distância ou situação econômica.

O decreto publicado no Diário Oficial do Munícipio (DOM), no último dia 27 de setembro, determina que as empresas de transporte devem ter todos os veículos funcionando até o fim do horário de votação para atender à demanda esperada. Caso seja necessário um segundo turno, o decreto valerá com as mesmas regras. Agentes de trânsito também estarão de plantão para monitorar a circulação nas principais vias da cidade, evitando congestionamentos e garantindo que o fluxo de pessoas ocorra de forma tranquila.

A iniciativa é vista como uma maneira de facilitar o acesso de pessoas que moram em áreas periféricas e mais distantes, como zonas rurais ou comunidades, para que possam participar do processo eleitoral. Outras 20 capitais do país, como São Paulo, Bahia e Belo Horizonte, fazem parte do movimento de gratuidade que é definida pela prefeitura de cada cidade.